O título de marco zero de Belo Horizonte, concedido à Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, foi um dos fatos que marcaram a semana na capital mineira. A lei foi sancionada, na quarta-feira (24), pelo prefeito Fuad Noman e determina o espaço, localizado na região Centro-Sul, como o ponto de origem da cidade.
O vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (MDB) foi o autor da lei na Câmara Municipal e explicou detalhes no RockNews desta quinta-feira (25).
“O conceito de marco zero tem a ver com o ponto onde nasceu a cidade. Curioso que nos debates da tramitação do projeto, fizemos uma audiência pública e com isso surgiram algumas notícias interessantes. Primeiro que Belo Horizonte teria três opções simbólicas. Um na Praça da Estação, um na Pampulha e outro na própria Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. Segundo que muitos imaginavam que era o Pirulito da Praça Sete. E, efetivamente, esse resgate histórico que nós fizemos é exatamente trazer esse ingrediente de onde nasceu a cidade”, diz Pinho Tavares.
Assista a entrevista na íntegra: