Notícia importante para os mineiros: as obras de duplicação da BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, têm previsão de início para o ano de 2026. Nesta segunda-feira (29), a EPR Via Mineira, concessionária que vai administrar o trecho, anunciou um cronograma de intervenções durante evento realizado na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na capital mineira.
O evento contou com a presença de representantes da concessionária, da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra).
A concessão da BR-040 foi formalizada em abril deste ano, sendo que a EPR Via Mineira venceu o leilão com uma proposta de desconto de 11,21% sobre a Tarifa Básica de Pedágio. O contrato terá duração de 30 anos e se estende pelo trecho de aproximadamente 300 quilômetros, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira. Com isso, 15 municípios mineiros serão beneficiados de forma direta, o que compreende a 4,3 milhões de habitantes.
Em relação aos valores, a EPR Via Mineira informa que o investimento total no projeto é de R$ 8,7 bilhões, sendo R$ 3,5 bilhões direcionados nos sete primeiros anos de concessão.
Em coletiva, José Carlos Cassaniga, diretor presidente da EPR Via Mineira, ressalta as principais mudanças nos primeiros 100 dias de concessão da empresa no trecho.
“O projeto é muito importante para o grupo EPR. No plano de 100 dias, a ideia é focar em questões que afetam efetivamente a trafegabilidade e as condições de segurança do trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. Intervenções em sinalização de pista, sinalização de mensagem para os usuários e intervenções de requalificação da condição de pavimentos das estruturas presentes no trecho”, ressaltou Cassaniga.