Os ônibus circulam com o quadro de horário de dia útil nesta quarta-feira em Belo Horizonte, depois de dois dias em operação reduzida. Mesmo com a prefeitura não decretando feriado e determinando o funcionamento normal, as empresas colocaram a circulação como se fosse domingo. Prefeito Alexandre Kalil (PSD) afirma que multará os consórcios, mas indicou que essa punição não será paga.
Na segunda-feira e terça-feira, os passageiros que precisaram do transporte público enfrentaram atrasos nas viagens e veículos lotados. A BHTrans chegou a enviar um ofício ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) determinando a operação de dia útil. Porém, não foi atendida.
As empresas entraram na Justiça solicitando a suspensão deste ofício. O pedido acabou negado. Mesmo assim, o quadro de horário de dia útil não foi cumprido.
Nessa terça-feira, o prefeito Alexandre Kalil falou sobre a situação do transporte público no Carnaval. Segundo o chefe do Executivo Municipal, a Prefeitura vem sendo alvo de “sabotagem”, e a redução das linhas tem por consequência o funcionamento parcial do comércio de BH.
Ainda segundo Kalil, o impacto das multas aplicadas às empresas de ônibus é insuficiente para mobilizar as concessionárias a colocarem mais ônibus nas ruas. “Eles não pagam gente, vamos ser sinceros, vão ser multados manda a lei. Agora, o que adianta ser multado se a população está sendo sacrificada por sabotagem não adianta”, afirmou o prefeito.