Carregando...

Cidades

Imagem: Polícia Federal / Divulgação

Operação combate corrupção no Sistema Penitenciário de Minas Gerais

Entre os investigados estão servidores da Penitenciária Nelson Hungria, advogados, servidores do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (DEPEN/MG), e um assessor parlamentar

Por João Henrique do Vale

Uma grande operação conjunta das polícias Federal, Civil e Militar, combate a corrupção no Sistema Penitenciário de Minas Gerais. A força-tarefa investiga, na manhã desta quinta-feira, crimes cometidos dentro do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem. Entre os investigados estão servidores da unidade prisional, advogados, servidores do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (DEPEN/MG), e um assessor parlamentar.  

De acordo com a PF, as investigações iniciaram com uma ocorrência de drogas, concussão e corrupção passiva, na Nelson Hungria. Durante a fiscalização na unidade prisional uma barra de maconha foi encontrada. Com o preso, ainda foi apreendido um aparelho celular, com mensagens e cópias de comprovantes bancários em favor da esposa de um servidor. 

Os investigadores apontam forte indício de participação de servidores da unidade prisional em suposto esquema de corrupção. Segundo a PF, as investigações também mostraram a participação de policiais penais, advogados, detentos do CPNH e de outros estabelecimentos penitenciários, servidores públicos do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (DEPEN/MG) e um assessor parlamentar de um Deputado Estadual. Os servidores púbicos alvos da Operação ocupam altos cargos de direção dentro do sistema prisional de Minas Gerias. 

Estão sendo cumpridos 23 mandados de prisão preventiva, 54 mandados de busca e apreensão e cinco medidas cautelares de afastamento de função pública. A operação acontece em Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Lagoa Santa, Ribeirão das Neves, Ouro Preto, Patrocínio, Formiga, Francisco Sá, Muriaé e São Joaquim de Bicas, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, e em Viana, no Espírito Santo.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais