A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) adiou a data de abertura da licitação da nova etapa de obras da área de escape do Anel Rodoviário. O edital é é para a construção de uma travessia subterrânea sob a rodovia (drenagem profunda) e também a execução de descida d'água em degraus (drenagem superficial), para direcionamento adequado das águas pluviais.
A decisão da PBH foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Município (DOM). No documento, não há a justificativa para o adiamento. Também não tem uma data prevista para a abertura da licitação.
Essa é a segunda tentativa do Executivo Municipal para atrair empresas interessadas no serviço. A primeira licitação terminou deserta, ou seja, sem nenhuma proposta.
A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) afirma que os serviços não interferem no “funcionamento da estrutura de concreto (com argila expandida), dispositivo de segurança que efetivamente reduz a velocidade dos veículos".
Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que a licitação foi adiada para a reavaliação da possibilidade de aproveitamento da rede de drenagem existente no local.
A obra
A estrutura, criada para evitar as tragédias na descida do Bairro Betânia, na Região Oeste de Belo Horizonte. A obra está orçada em aproximadamente R$ 3,5 milhões, em recursos próprios da Prefeitura.
A construção está localizada no trecho entre a BR-040 e o trevo do Betânia, a poucos metros do acesso ao Buritis. A o obra engloba um trecho de quase 400 metros.
A previsão era do término das intervenções no primeiro semestre deste ano. Porém, sofreu atrasos e o novo prazo é o fim de julho.