Carregando...

Cidades

Imagem: Karic Jhony / Rede 98

PBH assina convênio de R$100 milhões para obras de recapeamento e drenagem

Metade da verba deve ser repassada ao Executivo de BH na próxima segunda-feira (8)

Por Victor Duarte

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) firmou um convênio de R$100 milhões com a Caixa Econômica Federal, nesta quinta-feira (4). O dinheiro será usado em obras de infraestrutura da cidade. Metade do valor deve ser liberado na próxima segunda-feira (8).

Henrique Castilho, da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) disse que, inicialmente, a verba vai ser usada para recapeamento de vias, drenagem e reparação de encostas. Porém, o superintendente não informou quais obras, especificamente, serão contempladas. 

"Nós temos várias obras em andamento e várias obras para começar. Este investimento, inicialmente, vai ser tratado pela Sudecap no recapeamento de vias, que são investimentos que estamos prevendo na ordem, que vão além dos 153 milhões para isso em específico. Outra parte vamos tratar da questão das encostas. Nisso está incluído todo trabalho de parte de infraestrutura, de micro e macro drenagem, toda a parte de tapa buracos, também todo um trabalho de manutenção da cidade", disse o superintendente. 

Segundo Marcelo Bonfim, superintendente Regional da Caixa, metade do valor será repassado à Prefeitura no próximo dia 8, quando o contrato deve ser registrado em cartório. 

"Este contrato é um programa com recursos Caixa denominado Finisa, é um programa para financiamento da infraestrutura urbana, onde o município pode realizar muitas atividades de melhoria de toda sua rede de pavimentação de rua, de drenagem e projetos importante para os municípios", informou. 

A outra metade da verba, de acordo com Bomfim, será enviada ao Executivo de Belo Horizonte após a prestação de contas de que pelo menos 80% da primeira metade da verba tenha sido usada em obras na cidade. 

O prefeito Alexandre Kalil (PBH) ressaltou a parceria do município com a Caixa Econômica Federal, que também será a responsável pelo pagamento do 'Auxílio Belo Horizonte', que deve começar a partir de dezembro. 

"A população deve ir no portal da transparência ver onde está sendo investido, onde está sendo colocado este dinheiro, como está sendo colocado. Isso para nós é muito importante", ressaltou o prefeito. 

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais