A Prefeitura de Belo Horizonte inicia, nesta segunda-feira (23), uma série de ações para melhorar a velocidade do transporte coletivo por ônibus da capital.
A iniciativa acontece por meio da BHTrans, e vai contar com mais de 20 quilômetros de faixas exclusivas operacionais, ajustes em pontos de embarque e desembarque, além de operações de tráfego em cruzamentos com maior volume de veículos para garantir o acesso dos ônibus às faixas preferenciais.
Faixas exclusivas
Segundo a BHTrans, a implantação de faixas exclusivas traz um ganho de eficiência para os ônibus, reduzindo o tempo de viagem dos usuários.
Serão instaladas faixas indicativas, placas e pinturas no pavimento. Por não necessitarem de obras físicas, as faixas exclusivas devem ser implementadas mais rapidamente nas vias, segundo a Prefeitura.
Três locais vão receber as faixas exclusivas operacionais, que vão funcionar nos horários de pico. São eles:
- Rua Espírito Santo (entre rua dos Caetés e Avenida do Contorno) - 16h às 19h
- Rua Itajubá (entre rua Curvelo e Avenida do Contorno) - 6h30 às 9h30 e 16h às 19h
- Rua São Paulo (entre avenidas Amazonas e Afonso Pena) - 16 às 19h
Nos outros horários o trânsito nos locais estará liberado para os demais veículos.
Ponto da Cristóvão Colombo será readequado
O ponto de ônibus localizado na avenida Cristóvão Colombo, altura do número 336, entre avenida Getúlio Vargas e rua Tomé de Souza, que atende a dez linhas de ônibus, será reajustado.
Será criado um novo ponto, 20 metros à frente, próximo à esquina da rua Tomé de Souza, para reduzir o número de linhas por ponto tornando o embarque mais ágil. Cada ponto vai atender a cinco linhas. Placas indicativas vão informar os usuários sobre as mudanças.
Novas intervenções operacionais estão programadas para os próximos meses. Após a conclusão, todas as intervenções serão analisadas para avaliar o ganho na operação do transporte coletivo.