Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. PBH libera eventos gastronômicos e amplia público em festas, shows e cinemas
Imagem: Leo Lara

PBH libera eventos gastronômicos e amplia público em festas, shows e cinemas

As novas regras foram publicadas na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Município


Por João Henrique do Vale

Com a melhora nos indicadores da Covid-19, Belo Horizonte está flexibilizando, cada vez mais, as atividades na cidade. Nesta sexta-feira, a prefeitura publicou no Diário Oficial do Município (DOM) novas regras para teatros, shows, espetáculos, eventos corporativos, feiras, exposições, congressos, eventos sociais e cinemas. Entre as novidades está o aumento do público nesses eventos. 

Nos eventos sociais, como festas de casamento e aniversário, o número de convidados, agora, pode chegar a 250. Antes, eram 200 no total. O teste de Covid-19 ainda segue sendo exigido. 

Nos teatros, shows e espetáculos, a capacidade máxima de público em locais com assento fixo passará de 60% para 70% dos assentos, limitada a 1,5 mil pessoas. O máximo de pessoas por mesa será de oito e não mais de até seis pessoas por mesa.

Já nas feiras, exposições, congressos, seminários e eventos corporativos, a capacidade será ampliada para uma pessoa a cada quatro metros quadrados. A capacidade de público subirá de 800 para 1,5 mil em locais que possuem alvará para essa finalidade. 

Já nos cinemas, a capacidade máxima de ocupação passa de 60% para 70% dos assentos. O distanciamento entre as pessoas passa dos atuais 2 metros para 1 metro.

Os eventos gastronômicos foram liberados em propriedades públicas ou privadas mediante licenciamento. As atividades em rua seguem vetadas. O consumo de alimentos e bebidas devem seguir as regras aplicáveis a bares e restaurantes.

Veja as novas regras

Eventos sociais (festas de casamento, aniversário entre outras)

- Permite 1 pessoa a cada 4m, limitado a 250 convidados. Antes eram 200 pessoas no total, considerando funcionários.

- Todos deverão apresentar resultado negativo para a Covid-19 em teste dos tipos RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno realizado até 72h antes do evento.

- Amplia a capacidade por mesa de quatro para até oito convidados.

- Distância entre as mesas passa a ser de 1m, ao invés dos atuais 2m.

- Autorizada pista de dança.

Teatros, shows e espetáculos

- A capacidade máxima de público em locais com assento fixo passará de 60% para 70% dos assentos, limitada a 1,5 mil pessoas.

- Passa a ser obrigatório apenas o distanciamento de um assento lateral. Antes, a regra era um assento lateral e um frontal entre pessoas de grupos diferentes.

- Máximo passa a ser de oito, e não mais de até seis pessoas por mesa.

- Em espaços sem assentos fixos, ou em shows e espetáculos licenciados, a capacidade máxima deverá ser de uma pessoa a cada 4m², limitado a 1,5 mil pessoas, incluindo produção, funcionários, artistas e público participante.

- Será permitida a presença de grupos de até oito pessoas, sentados ou em pé, em espaços cercados, como lounges, e incomunicáveis com outros. Esses espaços devem ter um distanciamento de no mínimo 2m entre si.

- Todos os participantes deverão ser informados previamente sobre a importância de comunicar à organização caso venham a apresentar quadro clínico compatível com Covid-19 ou exame positivo para a doença no prazo de 14 dias após o evento.

Teatro, Shows e espetáculos para público acima de 1,5 mil pessoas

- Em locais cuja capacidade de público seja superior a 6 mil pessoas, a quantidade máxima de público poderá ser de 30% da capacidade do local, desde que todos os participantes e trabalhadores estejam testados, prevalecendo as demais regras aplicáveis a esses tipos de eventos.

- Os participantes deverão apresentar resultado negativo para a covid-19 em teste dos tipos RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno realizado até 72h antes do evento.

- Os eventos deverão ser licenciados previamente pela PBH

Feiras, exposições, congressos, seminários e eventos corporativos

- Amplia a capacidade máxima de público de 1 pessoa a cada 4m², em vez dos atuais 7m², incluindo expositores e funcionários.

- Amplia a capacidade de público de 800 para 1,5 mil em locais que possuem alvará para essa finalidade, sem a necessidade de licenciamento adicional.

- Nos locais licenciados para realização de feiras, exposições, congressos, seminários e eventos corporativos poderá ser admitido público superior a 1,5 mil pessoas mediante licenciamento simplificado específico realizado pela Secretaria Municipal de Política Urbana, que inclui avaliação da Vigilância Sanitária, a ser requerido no mínimo com dois dias úteis de antecedência pelo e-mail apoio.glaef@pbh.gov.br.

- Espaços que não possuem alvará deverão observar o procedimento regular de licenciamentos de eventos junto à PBH.

- Adotar o distanciamento mínimo de 1m entre as pessoas ao invés dos atuais 2m.

- Passa a ser obrigatório apenas o distanciamento de um assento lateral em espaços com assentos fixos. A regra atual é de um assento lateral e um frontal entre pessoas de grupos diferentes.

Cinemas

- Capacidade máxima de ocupação passa de 60% para 70% dos assentos.

- Distanciamento entre as pessoas passa dos atuais 2m para 1m.

- Passa a ser obrigatório apenas o distanciamento de um assento lateral. A regra atual é de um assento lateral e um frontal entre pessoas de grupos diferentes.

- É permitida a venda de ingressos para assentos sem distanciamento para grupos de no máximo oito pessoas, desde que os ingressos sejam adquiridos por uma mesma pessoa.

Eventos Gastronômicos

- Poderão ser realizados em propriedade pública ou privada (eventos em logradouro público/rua continuam vetados), mediante licenciamento.

- Capacidade de público de 1 pessoa a cada 4m², limitada a 1,5 mil pessoas.

- Todos os participantes deverão ser informados previamente sobre a importância de comunicar à organização caso venham a apresentar quadro clínico compatível com Covid-19 ou exame positivo para a doença no prazo de 14 dias após o evento.

- Uso correto de máscara, exceto nos momentos de consumo de bebidas e comidas.

- Não haverá necessidade de apresentação de teste Covid, mas os organizadores deverão possuir lista de participantes, caso haja necessidade de um rastreamento epidemiológico.

- Vedado espaço para dança.

- Consumo de alimentos e bebidas com regras equivalentes às aplicáveis a bares e restaurantes.

Como funcionará os eventos de corrida licenciados:

- Inscrições somente pela internet, com dados dos participantes para rastreamento epidemiológico, caso necessário.

- Participantes e funcionários deverão apresentar resultado negativo para a Covid-19 em teste dos tipos RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno realizado até 72h antes do evento.

- Todos os inscritos deverão ser informados previamente sobre a importância de comunicar à organização caso venham a apresentar quadro clínico compatível com covid-19 ou exame positivo para a doença no prazo de 14 dias após o evento.

- Entrega prévia ao dia do evento dos kits de corrida (camisa, número de inscrição, entre outros).

- As largadas devem ser realizadas em etapas/ondas com, no máximo, 20% dos participantes em cada uma, distanciando adequadamente os atletas em cada etapa/onda e com os pelotões largando de forma escalonada, conforme agrupamentos determinados previamente pela organização do evento.

- É vedada a distribuição de brindes, com exceção de bebidas não alcoólicas e alimentos em embalagem individual, sem contato com terceiros.

- Não deverão ocorrer outras modalidades de eventos, inclusive gastronômicos, em conjunto com a corrida ou realização de atividades em grupos que possam gerar aglomerações no evento.

- As corridas devem ser devidamente licenciadas.

- A cerimônia de premiação deve ser restrita, no máximo, aos 10 primeiros colocados em cada categoria, com uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento mínimo de 1m.

- Uso de máscara antes e após a corrida.

- Delimitar com barreira física e controlar o acesso dos participantes da corrida e demais trabalhadores devidamente testados nas áreas da organização, concentração e largada, respeitando-se o distanciamento de 1m.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais