Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. PBH oficializa obrigatoriedade de uso de máscaras em locais fechados
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

PBH oficializa obrigatoriedade de uso de máscaras em locais fechados

Medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira


Por João Henrique do Vale

O uso de máscaras volta a ser obrigatório em locais fechados em Belo Horizonte a partir desta terça-feira. A medida vai valer até 31 de julho, quando a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) acredita que os casos de síndromes respiratórias irão diminuir. A Prefeitura oficializou o anúncio na edição do Diário Oficial do Município (DOM)

No texto, a prefeitura não especifica em quais locais o uso é obrigatório. Em entrevista coletiva, realizada nessa segunda-feira, a secretária municipal de saúde, Cláudia Navarro, afirmou que serão em todos os espaços fechados. Como por exemplo, escolas, academias, shoppings, lojas, entre outros. 

Questionada sobre o uso do equipamento de proteção em feiras e em estádios, a secretária afirmou que nesses locais não é obrigatório, mas que a prefeitura segue com a recomendação da proteção

Entre as justificativas para o retorno das máscaras está o aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas na cidade.

"Nosso protocolos, como foi colocado desde o começo da pandemia, são revistos diariamente e alterados de acordo com os dados epidemiológicos e baseados cientificamente. Neste momento decidimos voltar com a obrigatoriedade das máscaras em locais fechados", disse Navarro. 

A responsável pela pasta da Saúde, em BH, destacou ainda que a obrigatoriedade vale par "todos os ambientes fechados". "Estamos tendo aumento por 100 mil habitantes, apesar de não ter alta nos óbitos e em internações. Esse aumento, principalmente nas crianças, leva uma dificuldade no atendimento, principalmente ambulatorial", explicou.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais