As obras para a construção de um novo viaduto na Avenida Cristiano Machado, no encontro com a Avenida Waldomiro Lobo, no Bairro Guarani, na Região Norte de Belo Horizonte, devem seguir até janeiro de 2026. A Prefeitura publicou, nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Município (DOM) o aditivo de contrato com a empresa responsável pela intervenção. O prazo anterior era janeiro de 2025.
Na publicação, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura justifica a prorrogação por 365 dias devido às desapropriações.
"O aditivo se justifica devido às desapropriações que interferiram diretamente na execução da obra no que tange aos desvios necessários para implantação das contenções e viadutos, ou seja, foi preciso aguardar certas desapropriações acontecerem para executar a demolição dos imóveis e, somente após isso, executar os desvios de trânsito para viabilizar o início dos serviços constantes no caminho crítico do cronograma da execução da obra", afirmou.
A obra de implantação dos novos viadutos no cruzamento das avenidas Cristiano Machado e Waldomiro Lobo, no Guarani, faz parte de um conjunto de obras para dar mais fluidez ao tráfego na região Norte da capital.
O investimento, que também prevê adequações na circulação de pedestres, melhorando o acesso à estação de metrô Waldomiro Lobo, é de aproximadamente R$ 104,8 milhões. As obras são custeadas com recursos provenientes do contrato de financiamento da Corporação Andina de Fomento e dos Recursos Ordinários do Tesouro.
A Rede 98 questionou a Prefeitura sobre o aditivo no contrato e se o valor de investimento será alterado com a prorrogação. A reportagem será atualizada assim que a resposta for enviada.