O Governo Federal marcou para outubro o leilão da BR-262, entre Betim, na Grande BH, e Uberaba, na Região do Triângulo Mineiro. O projeto prevê R$ 8,5 bilhões em investimentos e a concessão terá duração de 30 anos. O edital com as regras foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira.
Chamada de Rota do Zebu, o trecho de 438,9 km é administrado, atualmente, pela Triunfo Concebra. Porém, será relicitada.
A nova concessão inclui a BR-262/MG com início no entroncamento com a BR-381/MG (Betim/MG) até o entroncamento com a BR-050/MG (Uberaba/MG). Entre as melhorias previstas estão 44,3 km de duplicação, 168,8 km de faixas adicionais, 3,63 km de vias marginais, duas correções de traçado, 10 viadutos, uma passagem subterrânea, 17 passarelas, uma rampa de escape, 100 pontos de ônibus, 17 barreiras antirruído, 9 caixas de produtos perigosos, 3 passagens de fauna e um ponto de parada e descanso.
Tecnologia
No contrato estão previstas a instalação de um sistema de Detecção Automática de Incidentes, Sistema de Apoio à Gestão do Tráfego e duas unidades meteorológicas. A rodovia também contará com um amplo circuito fechado de TV, com 221 câmeras distribuídas pelo trecho, além de 50 em passarelas e 28 em edificações.
Modalidade
O critério do leilão será o maior desconto tarifário, exigindo aportes de recursos para descontos superiores a 18% da tarifa. O depósito deve ser realizado pela concessionária para garantir a sustentabilidade econômico-financeira do projeto durante os 30 anos de concessão.