Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Pilha de rejeitos desmorona dentro de mina em Conceição do Pará
Imagem: Reprodução / Redes Sociais

Pilha de rejeitos desmorona dentro de mina em Conceição do Pará

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento do desmoronamento


Por Carol Ferraris

Uma pilha de rejeitos desmoronou na Mina de Turmalina, localizada em Conceição do Pará, no Centro-Oeste de Minas Gerais, na manhã deste sábado (7/12). O acidente ocorreu após a identificação de uma rachadura durante uma inspeção diária, que indicava o risco de rompimento da estrutura.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento do desmoronamento. Além da movimentação de terra, o registro mostra a correria da equipe responsável pela mina.

A Polícia Militar informou que, após a detecção da rachadura, a gerente geral da empresa responsável pela mina acionou imediatamente o plano de segurança, isolando a área e evacuando os funcionários. Por isso, o deslizamento ocorreu em um momento em que não havia ninguém no local.

Além disso, a pilha de rejeitos afetou algumas casas de moradores do povoado de Casquilho, mas sem causar danos significativos. A equipe de segurança da mina foi até a comunidade para prestar orientações e informar sobre a possibilidade de novos deslizamentos na área.

A Jaguar Mining, proprietária da mina, emitiu um comunicado oficial sobre o ocorrido. A empresa informou que, ao identificar a anomalia na pilha de rejeitos, tomou todas as medidas necessárias e comunicou os órgãos fiscalizadores. A empresa também afirmou estar oferecendo suporte à comunidade local.

Comunicado da Jaguar Mining:

"A Jaguar Mining esclarece que, na manhã deste sábado (07/12), na Unidade Turmalina (MTL), localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará/MG, a equipe interna identificou uma anomalia em uma pilha de rejeitos durante inspeção. Imediatamente, a empresa tomou as devidas providências oficiando os órgãos fiscalizadores e regulatórios.

A empresa está dando os devidos suportes para os moradores da comunidade local.

Novas informações serão reportadas aos órgãos oficiais e responsáveis."

Colunistas

Carregando...


Saiba mais