Carregando...

Cidades

Imagem: Rodrigo Clemente / PBH

Plano para despoluir a Lagoa da Pampulha aguarda aval de BH e Contagem

A Copasa entregou um estudo para a extinção dos lançamentos irregulares na lagoa para as duas prefeituras e aguarda um retorno das administrações municipais

Por João Henrique do Vale

As prefeituras de Belo Horizonte e de Contagem avaliam um plano feito pela Copasa para dar fim ao despejo de esgoto na Lagoa da Pampulha. O estudo foi entregue na última semana. A Companhia aguarda um parecer das administrações municipais para colocar as ações em práticas. A apresentação das medidas necessárias foi acordada em setembro entre as partes. 

A Copasa tinha 45 dias para entregar o plano, o que foi feito em 5 de novembro, dentro do prazo. O estudo tem a finalidade de melhorar o quadro ambiental dos cursos D’água da bacia da Lagoa da Pampulha. “As ações propostas da Companhia têm por finalidade a remoção de lançamentos de efluentes sanitários da Bacia Hidrográfica da Lagoa da Pampulha, provenientes de clientes factíveis e potenciais não interligados às redes coletoras”, afirmou a Copasa. 

Agora, as ações dependem do aval das prefeituras de Belo Horizonte e Contagem. Por meio de nota, a capital informou que o estudo está sendo avaliado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOBI)

Já a prefeitura de Contagem afirmou que “a avaliação será feita para ver se as ações atendem e se realmente vão contribuir para a despoluição da Lagoa da Pampulha. A partir desta avaliação, a Prefeitura de Contagem dará um retorno à Copasa para que comece as ações propostas”

Nenhuma das partes estipulou um prazo para o retorno das prefeituras. 

Moradias irregulares

Um dos grandes desafios será acabar com as ligações irregulares.Levantamentos realizados pela Copasa apontam que, atualmente, são 9,8 mil moradias da região da Lagoa da Pampulha que ainda não tem ligação sanitária. Deste total, 79% está em Contagem, e 21% em Belo Horizonte. 

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais