Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Polícia vai usar drones apreendidos do crime para patrulhar prisões em MG
Imagem: Sejusp/Divulgação

Polícia vai usar drones apreendidos do crime para patrulhar prisões em MG

Grupamento de Patrulha Aérea da Polícia Penal utiliza equipamentos para combater o crime e reforçar segurança


Por Déborah Lima

Drones remotamente pilotados por criminosos que forem apreendidos serão utilizados por policiais penais para contribuir no patrulhamento aéreo das unidades prisionais do estado. 

A ação é resultado do acordo firmado entre o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), por meio da Coordenação de Operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas (Coarp), e o Poder Judiciário do Estado.

Além da cessão dos drones ao sistema prisional, policiais penais já estão sendo capacitados pelo Grupamento de Patrulha Aérea (Gpaer) para operarem as aeronaves.

Entre as atividades criminosas envolvendo drones, estão as tentativas de arremesso de materiais ilícitos dentro de estabelecimentos prisionais.

Neste domingo (8), por exemplo, policiais militares responsáveis pela guarda do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), no Bairro Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte, observaram um drone sobrevoando, no itinerário da linha férrea, as dependências do quartel e do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp).

Os militares realizaram uma busca nas imediações e localizaram e prenderam o controlador do aparelho que se preparava para operar mais um translado de objetos para dentro do Ceresp, segundo a Polícia Militar.

A partir de agora, esses equipamentos terão destino certo. Os drones serão usados para combater o crime e auxiliar nas demais atividades da área de segurança das unidades.

As aeronaves remotamente pilotadas, confiscadas pela Justiça, que apresentarem defeitos ou não possuírem condições de serem operacionalizadas serão utilizadas como doadoras de peças para equipamentos similares.

(Com Agência Minas)

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais