Carregando...

Cidades

Imagem: Cadu Passos / MLB / Divulgação

Prédio abandonado na Rua da Bahia é tomado por movimento e ocupações de BH

Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) pede diálogo e melhoria em políticas habitacionais no estado

Por Lucas Rage

Um prédio abandonado pertencente ao governo do Estado foi ocupado, nesta quarta-feira (28), por integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

O imóvel é localizado na Rua da Bahia, na Região Centro-Sul de BH, e foi invadido por cerca de 40 pessoas. Segundo a capitão Layla Brunella, porta-voz da PM, o movimento é pacífico. Entretanto, por ser situado próximo ao Palácio da Liberdade e ao Centro de Operações da PM — portanto área de segurança — a região foi isolada pela Polícia Militar.

O MLB pede a retomada de negociações com a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab), para que seja resolvida a situação de famílias que vivem em ocupações urbanas de BH. O grupo pede ainda uma reunião com integrantes do Governo Estadual.

Situado na Rua da Bahia, 2.200, o edifício foi fechado para reformas em 2013. A previsão era de que o imóvel se tornasse sede de uma superintendência da Secretaria de Educação, em 2015, o que não ocorreu. O edifício foi então leiloado ao setor privado. O grupo critica ainda o leilão do imóvel, avaliado em R$ 20 milhões. Segundo o MLB, o valor equivale à construção de mais de 330 moradias populares.

A Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público foi acionada, e acompanha a manifestação.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais