A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta quinta-feira (6), estar preparada para a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19.
A capital tem 193 mil crianças destas faixas etárias, segundo o Executivo Municipal. Segundo o Secretário de Saúde, Doutor Jackson Machado, o esquema vacinal de crianças pode ser concluído em sete dias, “caso o Ministério da Saúde envie o quantitativo total de doses”.
O planejamento da Prefeitura prevê a imunização das crianças em conjunto com as demais faixas etárias que já estão no prazo para receber a dose de reforço.
Caso o município receba do Ministério da Saúde um quantitativo inferior de doses, fará a convocação das crianças de forma escalonada. “É muito importante que as crianças recebam a vacina antes do início das aulas. Sabemos que a primeira dose já oferece uma importante proteção. Estamos presenciando um aumento no número de casos de doenças respiratórias e quanto mais pessoas vacinadas, menor a circulação de vírus”, acrescenta Machado.
Vacinação de crianças contra a Covid-19
O Ministério da Saúde detalhou, na quarta-feira (5), o esquema de vacinação infantil contra a Covid-19. Ao todo, 40 milhões de doses pediátricas da Pfizer serão enviadas ao Brasil, no primeiro semestre do ano. O primeiro lote tem previsão de chegada até 14 de janeiro.
Segundo a pasta, a vacinação infantil não vai exigir a receita médica, e o intervalo entre doses será maior — de 8 semanas e não 21 dias.