Carregando...

Cidades

Prefeitura pode tomar medidas mais restritivas em BH devido a Covid-19

Prefeito Alexandre Kalil se reúne com o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 na tarde desta quarta-feira

Por João Henrique do Vale

Empresários e comerciantes de Belo Horizonte estão na expectativa para saber qual será a decisão da Prefeitura sobre a flexibilização na cidade. O Comitê de Enfrentamento da Covid-19 vai se reunir nesta quarta-feira para discutir os próximos passos que serão tomados em relação ao comércio. 

O Sindicato de Lojistas de Belo Horizonte (Sindilojas-BH) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) são contra qualquer decisão para o fechamento do comércio. 

Convidado para o encontro, o presidente do Sindilojas-BH, Nadim Donato, irá argumentar que janeiro é um mês de pouco movimento na cidade, o que não leva à necessidade do fechamento do comércio. A entidade vai pedir ainda que se a PBH decidir pelo fechamento, que ele seja limitado a 10 dias

A CDL argumenta que não há nenhuma comprovação científica de que a reabertura gradual do setor seja a responsável pelo aumento de casos de infecção por coronavírus na cidade. A entidade afirmou que o comércio, em sua ampla e imensa maioria, tem adotado todos os protocolos sanitários exigidos em meio a pandemia e defende que uma nova restrição geraria mais uma enorme onda de fechamento de empresas e de perda de empregos para milhares de trabalhadores. 

Indicadores 

A reunião acontece em meio ao aumento de casos da doença e devido a lotação nas UTIs da cidade. A taxa de ocupação de UTIs exclusivas para o tratamento da Covid-19 teve ligeira queda nessa terça-feira (29) e agora está em 78,8%. Na segunda-feira, o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde mostrava o índice em 80,6%. O indicador se mantém em nível de alerta vermelho.

Já a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria subiu 2,6%, chegando a 63,8%. O índice está no amarelo. A taxa de transmissão (RT), apresentou nova queda e chegou a 0,95. O nível de alerta desse indicador está no verde. Belo Horizonte tem 62.286 casos confirmados do Coronavírus. Segundo o boletim, 1.846 pessoas já morreram da doença na capital.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais