Carregando...

Cidades

Imagem: Prefeitura de Itajaí / Divulgação

Projeto de lei quer declarar BH a "capital do Grau"; saiba o que é

A proposta quer reconhecer essa modalidade esportiva, que são as manobras radicais com motocicletas, como mais uma oportunidade de esporte e lazer, de negócios e turismo para a capital mineira

Por João Henrique do Vale

Vereadores podem declarar, nesta quarta-feira, Belo Horizonte como a Capital do Wheeling, conhecido popularmente como "Grau". O título consta no projeto de lei 138/2021, de autoria dos parlamentares Bim da Ambulância (PSD) e Léo (PSL). A proposta quer reconhecer essa modalidade esportiva, que são as manobras radicais com motocicletas, como mais uma oportunidade de esporte e lazer, de negócios e turismo para a capital mineira.

Na modalidade, os motociclistas fazem manobras e movimentos de equilíbrio, como empinar o veículo e fazer giros. No Brasil, a prática é mais conhecida como “grau” ou empinada e, embora seja frequentemente realizada de forma inadequada, é considerada um esporte, desde que desenvolvido com o devido treinamento e medidas de segurança apropriadas.

Em sua tramitação na Câmara, o projeto recebeu a emenda da vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo). Ela propôs que seja acrescido o termo ‘esporte’ ao texto que dispõe sobre o PL, modificando para ‘declara BH como Capital Nacional do esporte Wheeling – "Grau". Segundo a relatora, a mudança é importante uma vez que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define como infração gravíssima a realização de malabarismos ou o equilíbrio em apenas uma roda; assim, a redação do art. 1° do texto daria margem à interpretação de que se pretende homenagear a manobra em si, e não o esporte, o que incentivaria a prática da conduta ilegal.

Para ser aprovado em 1º turno, o Projeto de Lei precisará do voto da maioria dos presentes.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais