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Imagem: Seinfra / Divulgação

Projeto do Governo de Minas que cria dois novos corredores de faixa exclusiva para ônibus metropolitano é selecionado pelo Governo Federal

Proposta visa melhorar a mobilidade na Região Metropolitana e receberá investimento de R$ 125 milhões


Por Agência Minas

A proposta de implantação de dois corredores de faixa exclusiva na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nos municípios de Santa Luzia e Ribeirão das Neves, enviada pelo Governo de Minas, foi uma das selecionadas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, no eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes.

O projeto da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) conta com investimento de R$ 125 milhões e tem como objetivo complementar a rede de transporte na RMBH, reduzindo o tempo de deslocamento das viagens, aumentando a eficiência operacional e aprimorando o serviço de transporte coletivo.

A iniciativa também visa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. O anúncio foi feito pelo Governo Federal na última sexta-feira (26/7).

A aprovação deste projeto é um passo fundamental para avançarmos nas melhorias do transporte metropolitano. Nosso compromisso é transformar a mobilidade urbana e encontrar soluções eficazes para os desafios enfrentados pelos mineiros em seus deslocamentos diários,” afirma o secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Calixto.

Proposta

O projeto prevê a implantação de dois corredores de faixa exclusiva: um na LMG-806, ligando Ribeirão das Neves a Belo Horizonte, e outro na Avenida Brasília, conectando Santa Luzia à capital mineira.

O corredor da LMG-806 ligará o Terminal Justinópolis, em Ribeirão das Neves, à região de Venda Nova, em Belo Horizonte. No local, ele será integrado ao BRT da Avenida Cristiano Machado, um importante eixo entre as regiões Norte e Sul da capital.

Na Avenida Brasília, o corredor estará próximo ao Terminal São Benedito, que atende cerca de 22 mil passageiros por dia. A avenida é uma via fundamental de acesso à MG-010, onde existe uma faixa preferencial de dois quilômetros até o BRT da Avenida Pedro I.

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