Carregando...

Cidades

Imagem: Reprodução

Rio das Velhas transborda e inunda vários bairros de Sabará

Moradores estão sendo resgatados por botes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros

Por Marcello Oliveira

Pelo menos três bairros de Sabará, na Região Metropolitana de BH, sofrem com a inundação causado pelas chuvas. O Rio das Velhas, que passa pela cidade, transbordou e com isso o bairro Paciência, um dos mais atingidos, está praticamente ilhado. Outro bairro bastante impactado é o Roça Grande. 

Moradores estão sendo resgatados por botes da Defesa Civil de Sabará e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. 

Os acessos à Sabará por Belo Horizonte e por Caeté estão interrompido devido aos vários pontos de alagamento. Em um condomínio na entrada da cidade, a água cobriu todo o estacionamento, chegando à altura dos toldos que protegem os carros.

“Está tudo debaixo da água em Sabará, os bairros banhados pelo Rio das Velhas são os mais complicados”, explicou a cozinheira Milsane Sebastião, moradora da cidade. “As pessoas nesses bairros estão com água nas casas a um metro e meio, dois metros de altura… o problema é que abriram as comportas em Itabirito e a água vai toda direto para o Rio das Velhas, onde é represada e aí transborda”, alertou.

Um morador que mora na entrada da cidade relatou que o Corpo de Bombeiros está pedindo para todos deixarem as casa por causa das comportas que serão abertas e que deverá causar muitos transtornos nas próximas horas. “Estou com meu pai acamado aqui e eles (bombeiros) querem tirar meu pai no meio da água, a situação é muito urgente mesmo”, disse o morador, que não se identificou.

Segundo a prefeitura de Sabará, os moradores resgatados estão sendo levados para abrigos em pontos seguros da cidade e pede para que os moradores deixem as áreas de risco e procurem um local seguro para se abrigarem. 

Outro morador da cidade disse à reportagem, por telefone, que o bairro Paciência está praticamente isolado. “No início de 2020 foi a mesma coisa, muita lama e agora a história se repete com essa chuva e o transbordamento do rio”, disse Sidney Lopes. 

O Rio Sabará também está no limite e de acordo com moradores, o bairro Pereira Vieira já começa a ter algumas ruas alagadas. O Corpo de Bombeiros está no local fazendo o resgate de moradores. 

A prefeitura da cidade informou que, neste momento, o foco principal é no resgate das famílias ilhadas em casas e prédios, principalmente das regiões de General Carneiro, Roça Grande e do bairro Paciência.



Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais