A definição do traçado da obra e o planejamento para execução das etapas de duplicação de trecho entre a rodovia Fernão Dias e o Anel Rodoviário, que conecta Brumadinho à BR-381, foi anunciada nesta segunda-feira (13/01) pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG).
A obra é financiada com recursos do Acordo Judicial de Reparação, referente ao rompimento das barragens da Vale, e vai contar com R$ 320 milhões em recursos para a realização do projeto e execução.
De acordo com o órgão, responsável pela condução das obras, a duplicação do trecho de cinco quilômetros que interliga a capital mineira ao Museu Inhotim, entre os municípios de Betim, Brumadinho, Mário Campos e Sarzedo, será feita em duas etapas.
A primeira fase será a publicação do edital de licitação do projeto de duplicação da MG-040, que liga Brumadinho a Mário Campos, incluindo o Contorno de Mário Campos até o acesso ao futuro aeroporto de Betim, que será batizado como Aeródromo de Inhotim. O edital está previsto para janeiro.
O edital de licitação das obras de duplicação da AMG-0155, que liga a BR-381 até o município de Mário Campos, está previsto para o fim de março.
O anúncio do desenvolvimento do projeto foi feito pelo governador Romeu Zema em agosto de 2024. A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, declarou que as obras "vão melhorar o deslocamento entre os municípios da região atingida, favorecendo a população e a economia local".