As rodovias mineiras vão ganhar um reforço na fiscalização. O Governo de Minas abriu licitação para mais que dobrar o número de radares nas estradas. O valor para aquisição dos equipamentos é de R$ 313,2 milhões. A abertura das propostas está marcada para 10 de fevereiro.
Atualmente, são 536 equipamentos espalhados pelas estradas sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG). O objetivo do Executivo Estadual é aumentar para 1,3 mil.
A instalação de novos equipamentos é prevista em programa de governo que tem três pontos fundamentais: controle de velocidade eletrônica, intervenções em pontos críticos e educação para o trânsito. O objetivo é a prevenção e redução de acidentes de trânsito nas estradas estaduais.
Segundo o Governo de Minas, entre 2011 e 2024 o índice de acidentes em trechos de rodovias estaduais onde foram instalados controle eletrônico apresentou redução de 77%. Nos pontos sob responsabilidade do DER-MG, a queda foi de 22 mil sinistros, em 2011, para cerca 5 mil em 2024, número que tem se mantido desde 2022.