Uma revitalização na Avenida Afonso Pena está prevista para acontecer nos próximos meses. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3), na Prefeitura de Belo Horizonte, durante coletiva de imprensa.
O projeto compreende, majoritariamente, faixas exclusivas e ciclovias, mas também propõe melhoras paisagísticas. A ideia é ter ainda tratamento das calçadas com normas de prioridade e acessibilidade universal privilegiando o deslocamento a pé.
Com custo estimado em R$ 20 milhões, a previsão é que as obras estejam concluídas até o segundo semestre de 2023.
Faixas exclusivas
Serão implantadas faixas exclusivas e preferenciais para o transporte coletivo, num trecho de 4,2 km que vai da Praça Rio Branco, no Centro, à Praça da Bandeira, no Mangabeiras, Região-Centro-Sul.
A prefeitura informou que estudos realizados durante as fases de planejamento e desenvolvimento dos projetos apontam para um ganho significativo na velocidade do transporte coletivo.
Ciclovia
O projeto da rede cicloviária da Afonso Pena, também no trecho entre Praça Rio Branco e Praça da Bandeira, vai fazer a interligação em rede com outras ciclovias já instaladas na cidade, como as das avenidas Santos Dumont, Paraná, Álvares Cabral, Professor Morais e Bernardo Monteiro e rua Piauí.
Segurança
De acordo com a prefeitura, o projeto foi ajustado a cada quarteirão de modo a respeitar os usos da via, a largura do canteiro central e a segurança de ciclistas e pedestres.
A prefeitura garante que todo o projeto está sendo discutido com os usuários do transporte coletivo, com moradores e comerciantes da região – além da Câmara de Dirigentes Lojistas e representantes da Feira de Artesanato – e motoristas do taxi-lotação.
“É um projeto que vem sendo elaborado, como parte de uma mudança na concepção de mobilidade humana, que transforma a principal avenida da capital numa via acolhedora e vibrante que proporciona para as pessoas um deslocamento seguro, acessível e de alta qualidade a pé, por bicicleta ou por ônibus”, ressaltou o Superintendente da SUMOB, André Dantas.