Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Saiba detalhes do decreto que libera o uso de máscaras em locais abertos de BH
Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

Saiba detalhes do decreto que libera o uso de máscaras em locais abertos de BH

Prefeitura dispensou a obrigatoriedade do uso do equipamento nesta sexta-feira


Por João Henrique do Vale

O uso de máscaras em locais abertos não é mais obrigatório em Belo Horizonte. A Prefeitura publicou, nesta sexta-feira, decreto que tira a obrigatoriedade do uso do equipamento ou qualquer cobertura facial sobre nariz e boca. A medida não vale para locais fechados e no transporte público

No documento, publicado no Diário Oficial do Município, a prefeitura afirma que outras regras podem ser criadas pela Secretaria Municipal de Saúde. “Regras específicas, constantes em protocolos de saúde publicados pela Secretaria Municipal de Saúde, podem estabelecer exigências para uso de máscara em determinadas atividades em locais abertos, bem como dispensar o uso de máscara para práticas esportivas em locais fechados”, explicou. 

Para justificar a liberação, o executivo municipal ressaltou que está tomando por base a redução do número médio de transmissão da covid-19 por infectado – RT – em Belo Horizonte que vem se mantendo de forma continuada abaixo de 1,00; a redução dos casos que exigem internações hospitalares.  

Além disso, ressalta que as evidências científicas demonstram que os espaços abertos possuem menor probabilidade de transmissão da covid-19. Levou em conta, ainda, que 83% da população está completamente imunizada.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais