Carregando...

Cidades

Santa Casa de BH está com ocupação máxima de leitos de UTI Covid-19

A ocupação da enfermaria para pacientes com suspeita da doença está acima de 74%

Por João Henrique do Vale

O aumento de casos de Covid-19 em Belo Horizonte preocupa os hospitais da cidade. A Santa Casa está com todos os leitos de UTI próprios para o atendimento da doença ocupados. Já na enfermaria, mais de 70% dos leitos estão com pacientes. Em toda capital, a taxa de ocupação dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e privados se aproxima de 60%. 

De acordo com a Santa Casa de Belo Horizonte, atualmente a unidade de saúde conta com 50 leitos de Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e todos estão ocupados. Na enfermaria são 189 leitos de isolamento respiratório com 74,69% de ocupação. 

A alta de internações se reflete também em outros hospitais da cidade. Dados do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), mostram que 58,1% das UTIs Covid-19 estão ocupadas. No caso dos leitos de enfermarias, a taxa está em 49,9%. 

A ocupação vem subindo mesmo com o aumento de números de leitos. Desde 28 de novembro, foram criados mais 31 leitos no SUS, passando de 256 para 287. Porém, o número de pacientes internados também aumentou, saindo de 150 para 183. Hoje, a ocupação dos leitos UTI do SUS está em 63,8%. 

Na rede privada, o aumento de leitos aconteceu nessa semana. De domingo até essa quinta-feira, foram criados mais 14 leitos de UTI Covid-19. Mas, também houve alta nas internações. A ocupação atual na rede suplementar é de 70,7%. 

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais