Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de raiva em Minas em 10 anos
Imagem: Renato Cobucci / Imprensa MG

Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de raiva em Minas em 10 anos

Adolescente de 12 anos morreu após ser mordido por morcego no município de Bertópolis


Por Déborah Lima e João Henrique do Vale

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que foi confirmado por exame laboratorial um caso de raiva humana em um paciente de 12 anos, do sexo masculino. O paciente morreu em 4 de abril.

O estado ficou dez anos sem confirmações da doença em humanos. O último caso de morte por raiva humana em Minas Gerais só foi registrado em 2012, no município de Rio Casca.

Um segundo caso suspeito está em investigação. Uma adolescente, também de 12 anos, está internada no Hospital Infantil João Paulo II. De acordo com a SES-MG, o quadro da paciente é estável, com evolução positiva. Também foi coletada amostra para exame laboratorial e o resultado ainda não ficou pronto.

A Secretaria informou que as duas notificações foram registradas nos dias 4 e 5 de abril, na área rural do município de Bertópolis, e estão relacionadas à mordida por morcego.

A SES-MG ainda destaca a importância de se procurar a Unidade de Saúde mais próxima para avaliação da necessidade de adoção de medidas profiláticas (administração de vacina e/ou soro) em caso de qualquer incidente com mamíferos silvestres ou domésticos, sobretudo morcegos, cães e gatos

Ações da Secretaria de Saúde

Assim que foi notificada do primeiro caso suspeito, a SES-MG garante que adotou medidas imediatas e contínuas de prevenção e controle da raiva na região. Entenda:

  • Notificação e Investigação dos dois casos suspeitos, bem como comunicação imediata ao Ministério da Saúde;
  • Investigação epidemiológica imediata dos dois casos. A investigação é realizada na localidade de ocorrência da exposição dos casos suspeitos, com busca ativa de pessoas que possam ter tido a mesma situação de risco dos casos suspeitos; e em seguida com o encaminhamento para atendimento médico profilático na localidade;
  • Organização de reuniões periódicas para alinhamento e planejamento das ações de investigação dos casos e medidas de prevenção e controle da raiva, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Bertópolis, já ocorridas, nos dias 06, 07 e 08 de abril de 2022.;
  • Organização e realização de reuniões com a equipe médica local, da SES-MG e do Ministério da Saúde para alinhamento das condutas dos atendimentos antirrábicos na localidade (08 de abril de 2022);
  • Disponibilização de imunobiológicos para o tratamento profilático antirrábico humano (pós-exposição e pré-exposição, conforme o caso (vacina antirrábica e soro antirrábico);
  • Organização e monitoramento de vacinação dos contactantes do primeiro caso para início imediato no dia 09 de abril;
  • Organização e monitoramento de vacinação de pré-exposição para todos os moradores da localidade rural, totalizando em torno de 1.100 moradores, para início no dia 09 de abril de 2022;
  • Disponibilização de 100 doses de vacina antirrábica animal para vacinação antirrábica de cães e gatos da localidade; conforme a população animal estimada para a área. A vacinação está sendo realizada na localidade, com objetivo de imunizar cães e gatos e com isso, implementar ações de prevenção e controle da doença. Está sendo realizada pelos agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Bertópolis com início em 06 de abril de 2022.
  • Monitoramento das ações de campo desenvolvidas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para ações de prevenção e controle da raiva na localidade. Este está na região, e realiza investigação epidemiológica, para verificar espoliações de morcegos em animais de produção, presença ou relato de mortes de animais com sinais clínicos neurológicos, bem como informações sobre a realização de vacinação antirrábica nesses. Foram realizados ainda contatos com produtores rurais, informando sobre as formas de prevenção da raiva dos herbívoros.
  • Realização de ações de educação em saúde na região com objetivo de alertar as pessoas sobre a doença, e suas formas de transmissão, bem como as medidas de prevenção e controle da raiva.
  • Organização e realização de Webinar para profissionais de saúde do estado de Minas Gerais sobre atualização do atendimento antirrábico humano agendado para dia 19 de abril de 2022.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais