Os prefeitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte se reuniram, na manhã desta segunda-feira (10), com o governador Romeu Zema (Novo). Na pauta, as chuvas que vêm devastado diversos municípios do estado — pelo menos 9 pessoas morreram, 17 mil estão desabrigadas.
O encontro contou com a presença dos prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, não compareceu. Questionada do motivo pela Rede 98, a Prefeitura de BH afirmou que o convite foi feito em cima da hora.
Durante a reunião, Zema ouviu as principais demandas de cada cidade, e afirmou que está em contato com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para que haja agilidade do governo federal para a liberação de auxílio e recursos de emergências para iniciar a reconstrução dos locais afetados.
Durante o encontro, o governador também pediu aos prefeitos para que façam um levantamento das obras necessárias e que sejam uma solução definitiva aos problemas relacionados à chuva. Ele afirmou que é melhor investir em ações eficazes a longo prazo.
“Não podemos deixar a população sofrendo com situações recorrentes. Precisamos ter uma solução definitiva”, declarou Zema.
A presidente da Granbel e prefeita de Vespasiano, Ilce Rocha, destacou a importância da proximidade do governador com os prefeitos.
“Viemos buscar no Governo do Estado ajuda e amparo para esse momento difícil que a nossa população vive. Tenho percebido o esforço do governador para buscar soluções conjuntas”, afirmou.