Belo Horizonte começa a semana com alertas meteorológicos. A capital mineira pode ter chuva de até 50 milímetros até a manhã desta terça-feira. As precipitações podem ser acompanhadas de raios e rajadas de ventos em torno de 50 quilômetros por hora. Devido a instabilidade por dias seguidos, os riscos de deslizamentos também são altos na cidade.
Com o solo encharcado, a Defesa Civil recomenda que a população fique atenta aos sinais construtivos e tenha cuidado com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Os moradores devem ficar de olho em alguns sinais que podem indicar deslizamentos e desabamentos, como: trincas nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando da base do barranco e inclinação de árvores e postes.
A Defesa Civil recomenda que os moradores coloquem calhas no telhado das casas, consertem vazamentos em reservatórios e caixas-d'água, não joguem lixo ou entulho na encosta e não despejem esgoto nos barrancos.
Ajuda para moradores do interior de Minas
Moradores de cidades atingidas por temporais em Minas Gerais vão receber ajuda do Governo Federal. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, sobrevoa, nesta segunda-feira (3), os locais mais atingidos. Ele também se encontra com gestores municipais em Almenara e Salinas para avaliar a situação de alguns municípios.
Já foram disponibilizados ao estado de Minas Gerais pelo Governo Federal R$ 47 milhões para ações de resposta aos desastres naturais e reconstrução de infraestrutura danificada.