Carregando...

Cidades

Imagem: Fiocruz/Divulgação

Sobe para 11 o número de casos da variante Delta do coronavírus em Minas

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), ainda não é possível afirmar que há transmissão comunitária

Por João Henrique do Vale

Minas Gerais confirmou mais sete casos da variante Delta do novo coronavírus. Agora, já são 11 moradores que foram contaminados por essa cepa, que foi identificada primeiramente na Índia. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), ainda não é possível afirmar que há transmissão comunitária. 

Um dos novos casos, é um morador de Montes Claros, no Norte de Minas. O paciente é um homem de 30 anos, que apresenta sintomas leves. Ele está isolado e é acompanhado por uma equipe da prefeitura. 

A prefeitura considera o caso como transmissão comunitária, pois não foi possível identificar a origem do vírus. O morador não fez nenhuma viagem para fora da cidade e também não teve contato com outra pessoa que deixou o município. Porém, a SES afirma que o caso ainda estão sendo investigado. 

Os novos casos foram confirmados, além de Montes Claros, em Unaí (2), Divino (2), Itabirito, Carangola. Outros quatro casos já tinham sido confirmados em Minas, sendo dois em Belo Horizonte, um em Juiz de Fora, e outro em Virginópolis. 

A variante Delta foi detectada inicialmente na Índia no final do ano passado. Ela é considerada mais transmissível do que outras cepas do coronavírus. 

Monitoramento 

Para evitar a contaminação da variante Delta, a Secretaria de Estado de Saúde está reforçando o monitoramento, com uma parceria com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed). 

“O Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais (OViGen-MG) tem realizado o monitoramento semanal das variantes circulantes no estado, através da amostragem aleatória realizada em nove unidades regionais de saúde, escolhidas estrategicamente devido à localização geográfica no território mineiro, totalizando 180 amostras analisadas por semana”, afirmou a pasta. 


Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais