Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Sucessora da BHTrans, BH Mobilidade entra em operação em janeiro
Imagem: Leo Fontes / 98 Live

Sucessora da BHTrans, BH Mobilidade entra em operação em janeiro

Projeto de lei que extingue a BHTrans foi sancionado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) no sábado


Por João Henrique do Vale

A Superintendência de Mobilidade de BH (Sumob), que entrará no lugar da BHTrans, entra em operação em janeiro de 2022. O projeto de lei 160/2021 foi sancionado no último sábado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) sem nenhum veto. Agora, será feita a transição até o dia primeiro do ano que vem. 

O projeto prevê a criação de uma nova superintendência de mobilidade da capital. A autarquia terá como competência planejar, organizar, fiscalizar e gerenciar o trânsito e os serviços de transporte regulamentados, contribuir com as atividades de planejamento de transportes, trânsito e sistema viário municipal e metropolitano. 

Além, de formular e implantar políticas com vistas a promover a sustentabilidade das intervenções viárias do município, priorizando o pedestre e os transportes cicloviários e coletivos; Promover a integração física, operacional e tarifária entre as modalidades de transportes, entre outras. 

Um dos objetivos é transformar a empresa em autarquia, com mudanças de escopo. A expectativa é a extinção da BHTrans, numa transição de até 15 anos com a aposentadoria de parcela significativa de seu pessoal, além do plano de demissão voluntária. 

Enquanto isso, o corpo de colaboradores desejado será aproveitado na BH Mobilidade, estrutura a ser criada ainda esse ano.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais