Carregando...

Cidades

Imagem: Divulgação / DER-MG

Tarifas de ônibus metropolitanos vão aumentar? Veja o que está sendo negociado

Governo de Minas se reuniu com as prefeituras da Grande BH para discutir o assunto

Por João Henrique do Vale

O possível reajuste das tarifas de ônibus do sistema metropolitano de transporte está sendo discutido entre o Governo de Minas, as prefeituras e as empresas responsáveis pelos coletivos. A negociação gira em torno do custo da gratuidade, como aconteceu em Belo Horizonte. O executivo estadual pode arcar com os custos do benefício, para evitar uma alta nas passagens. 

Estudo feito pelos consórcios indica que as passagens de ônibus deveriam ser reajustadas em 52% para reequilibrar os contratos. Mas, o próprio Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) afirma que esta medida é inviável, “pois os passageiros não teriam condições de arcar com esse custo”

O Sintram diz que “defende a criação de outras fontes de custeio para o sistema, principalmente para financiar as gratuidades. Não é justo que a população menos favorecida arque com este benefício como vem sendo feito atualmente”, informou. 

De acordo com o Sindicato, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) fez uma proposta de repasse de R$ 24 milhões em três parcelas, o que corresponde a um reajuste médio de 13%, sem onerar os passageiros pagantes. 

O Governo de Minas afirma que ainda não há uma proposta oficial e que uma nova reunião será realizada com as prefeituras e as empresas dentro de 15 dias. 

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais