Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Termômetros marcam 36,4ºC e BH bate recorde de calor no ano
Imagem: João Henrique do Vale / Rede 98

Termômetros marcam 36,4ºC e BH bate recorde de calor no ano

A maior temperatura no estado no ano também foi batida em Campina. Verde, no Triângulo, 40,9ºC


Por João Henrique do Vale

O calor não dá trégua. Belo Horizonte atingiu,  nesta terça-feira, último dia do inverno, o dia mais quente do ano.  Os termômetros marcaram 36,4ºC nesta tarde na Região da Pampulha. O valor superou os 36,2ºC, registrados em 15 de setembro,  que era a maior temperatura de 2021 na cidade. 

De acordo com o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alívio pode chegar ainda nesta terça-feira. “Temos possibilidade de chuva para cidades da região metropolitana nesta noite e também para esta quarta-feira”, comentou. 

No interior de Minas, moradores também enfrentam muito calor. Em Campina Verde, Triângulo Mineiro, os termômetros marcaram 40,9°C. Esse é o maior valor registrado em 2021 em todo o estado. A temperatura superou 40,2°C registrados nessa segunda-feira, o recorde anterior. 

Tempo seco 

O tempo seco também preocupa. Em Belo Horizonte, a umidade relativa do ar chegou a 20%, considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Campina Verde e Paracatu, o índice chegou a 10%, semelhante o que é registrado em desertos. 

Chegada da Primavera 

A estação das flores chega nesta quarta-feira e pode trazer um alívio para os mineiros. A primavera tem início, exatamente, às 16h21. Segundo o Inmet, o período é marcado pela mudança do regime seco para o início das chuvas no estado de Minas Gerais, especialmente, no centro, oeste e sul mineiro. “Os primeiros dias da nova estação serão marcados por um declínio de temperatura e fortes rajadas de vento em boa parte do estado de Minas Gerais, por causa do avanço de uma massa de ar frio associada a um sistema de Alta Pressão Atmosférico sobre o Sudeste brasileiro”, finalizou.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais