Começa a valer, a partir desta segunda-feira, novas regras para eventos em Belo Horizonte. A entrada em shows, jogos de futebol, e participação em corridas de rua, vai depender da apresentação de testes negativo de Covid-19 e comprovante de vacinação.
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) justifica a medida pelo aumento do número de casos devido a circulação da variante ômicron.
Para as atividades de casas de shows e espetáculos, casas de festas, discotecas, danceterias, salões de dança e espetáculo circense, deve ser exigida a apresentação do comprovante de vacinação da segunda dose da vacina contra a covid-19 e do resultado negativo para a covid-19.
O teste do tipo RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno deve ser realizado até setenta e duas horas antes da atividade, inclusive para funcionários. A mesma regra vale para as corridas de rua.
Para os jogos de futebol profissional, a prefeitura solicita o impedimento das pessoas sem a apresentação do comprovante de vacinação das duas doses e do teste. A medida vale para funcionários e também para a imprensa.
A prefeitura, afirma, ainda, que no caso das partidas a responsabilidade em testar funcionários e colaboradores e conferir o comprovante de vacinação da segunda dose da vacina é dos organizadores.