Carregando...

Cidades

Umidade relativa do ar chega a nível de emergência no Noroeste de Minas

Cidade de Buritis, no Noroeste de Minas, registrou umidade relativa do ar em 7%, cinco pontos percentuais abaixo dos 12%, nível que já seria considerado como "emergência"

Por Fernando Motta

A umidade relativa do ar continua em níveis preocupantes em meio ao calor registrado no início desta semana. O índice ficou em 15% em Belo Horizonte, o que já é considerado nível de alerta pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com os dados divulgados na tarde desta terça-feira (29) pelo instituto, a cidade de Buritis, no Noroeste de Minas, registrou umidade relativa do ar em 7%, cinco pontos percentuais abaixo dos 12%, nível que já seria considerado como "emergência".

Nesta situação, recomenda-se a emissão de um alerta e acionamento de um Plano de Ação. Deve-se interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência.

É recomendado ainda suspender qualquer atividade que exija aglomeração de pessoas em recintos fechados, entre 10 e 16 horas e manter úmidos os ambientes internos, principalmente quartos de crianças, idosos e hospitais.

A previsão do tempo para esta quarta (30) aponta novamente ocorrência de baixa umidade relativa do ar, entre 20 e 12%, em áreas do Noroeste, Norte, Central Mineira, Metropolitana, Sul/Sudoeste, Oeste e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Em áreas do Campo das Vertentes, Rio Doce, Jequitinhonha e Zona da Mata, a umidade deve ficar entre 30 e 20%.

Nesta quarta-feira (30), a previsão é de que Buritis tenha mínima entre 19 e 21ºC e máxima entre 34 e 36ºC. Em Belo Horizonte a previsão é de céu claro com névoa seca, com mínima entre 22 e 24ºC e máxima entre 33 e 35ºC. Montes Claros, no Norte de Minas, deverá registrar 39ºC de máxima.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais