Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Vereadores de BH pedem informações detalhadas da COVID-19 que justifiquem uso de máscaras
Imagem: Leo Fontes/Rede 98

Vereadores de BH pedem informações detalhadas da COVID-19 que justifiquem uso de máscaras

Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara emitiu requerimentos pedindo números de casos e ocupação leitos


Por Déborah Lima

Números atualizados sobre os casos de COVID-19 em Belo Horizonte, vagas disponíveis e índices de ocupação de leitos a cada mês, e estudos que embasam o uso de máscaras vão ser solicitados à Prefeitura pela Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara de BH.

Os pedidos de informações foram aprovados nessa quarta-feira (15), que incluem também requerimento de esclarecimento sobre o agendamento de testes gratuitos e contratação de profissionais de saúde durante a pandemia.

O pedido tem autoria de Ciro Pereira (PTB). O vereador solicita à PBH e à Secretaria Municipal de Saúde os dados da evolução de internações e consultas relacionadas à COVID-19, detalhando número de leitos disponíveis e ocupados nos últimos três meses; números – de preferência com gráficos –, de leitos disponibilizados nos últimos 12 meses; e dados que apontam a eficácia e eficiência do uso de máscara no controle de propagação do vírus.

Fernanda Pereira Altoé (Novo), acrescentou que quer saber quantos profissionais de saúde foram contratados durante a pandemia desde março de 2020 até o presente momento; quais as especialidades; o tipo e o período de contratação, com detalhamento de início e fim do contrato; e onde foram alocados.

Considerando a queixa de muitos cidadãos sobre a dificuldade de marcar a realização de testes gratuitos para detecção do vírus, pois as vagas sempre estão esgotadas, requerimento de Nely Aquino (Pode) solicita informações à Secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro Lemos, sobre a dinâmica e a oferta de agendamentos à população.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que "a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que no momento o Boletim Epidemiológico informa os números de casos e óbitos pela doença no município, testes realizados nas unidades de saúde, com taxa de positiva, notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e os dados sobre vacinação, de forma consolidada, além da divulgação quinzenal do panorama nas escolas públicas e privadas do município. No momento não há mais divulgação dos índices de monitoramento – Rt, taxas de ocupação de leitos de Enfermaria e UTI Covid – e do Matriciamento de Risco (MR). A Secretaria Municipal de Saúde continua monitorando diariamente a situação da Covid-19 na cidade."


(Com informações da Superintendência de Comunicação Institucional da CMBH)

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais