Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Zema assina decreto que reconhece tombamento da Serra do Curral
Imagem: Luiz Santana / ALMG

Zema assina decreto que reconhece tombamento da Serra do Curral

Governador também determinou que a Secretaria de Meio Ambiente faça estudos para a criação de uma Unidade de Conservação na Serra do Curral


Por João Henrique do Vale

O reconhecimento da Serra do Curral como área de relevante interesse cultural do estado está cada vez mais próximo. O governador Romeu Zema (Novo) assinou, nesta terça-feira (14/6), o decreto para dar sequência a proteção do bem. Além disso, determinou que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável inicie estudos para a criação de uma Unidade de Conservação na área. 

Zema utilizou as redes sociais para falar sobre a medida. “A Serra do Curral será preservada. Assinei o decreto que a reconhece como área de relevante interesse cultural de Minas, agilizando o processo de tombamento.Temos dialogado com as cidades envolvidas, órgãos de controle e sociedade civil para acelerar as ações com toda legalidade. Faremos a proteção permanente e com regras claras para que a Serra do Curral atravesse gerações como o cartão postal de BH”, afirmou. 

O decreto tem abrangência sobre a Serra do Curral nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima e Sabará e é mais um passo em direção ao tombamento da região. 

O governador solicitou a avaliação do acautelamento preliminar da Serra do Curral. Esse é um instrumento que visa garantir proteção ao bem cultural até que seja efetivado o tombamento provisório, com todas as suas diretrizes, e o tombamento definitivo. A análise será feita pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e a Advocacia Geral do Estado (AGE)

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais