Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Zema decreta situação de emergência em 31 cidades devido a estragos da chuva
Imagem: Reprodução / Redes sociais

Zema decreta situação de emergência em 31 cidades devido a estragos da chuva

Temporais que atingiram o interior de Minas provocaram estragos, principalmente, na Região do Vale do Jequitinhonha


Por João Henrique do Vale

O Governador Romeu Zema (Novo) decretou situação de emergência em 31 cidades mineiras que foram atingidas por temporais nos últimos dias. Municípios da região do Vale do Jequitinhonha são os mais atingidos. Algumas comunidades estão isoladas. Um posto de comando foi montado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) para auxiliar nas ocorrências. 

O decreto de emergência foi publicado na edição desta sexta-feira no Minas Gerais, Diário Oficial do Estado. No documento, Zema afirma que a decisão foi tomada devido a múltiplos desastres, como inundações, movimentos de massas, enxurradas e alagamentos – que provocaram “grande comoção social, visto que houve perdas de vidas, pessoas desalojadas e desabrigadas, comunidades ilhadas, entre outros danos e prejuízos”

O decreto vale para: Águas Formosas, Bertópolis, Caraí, Carmo da Cachoeira, Engenheiro Caldas, Fronteira dos Vales, Ibirité, Itambacuri, Jacinto, Jampruca, Joaíma, Lagoa Formosa, Machacalis, Manhuaçu, Monte Formoso, Novo Cruzeiro, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Padre Paraíso, Palmópolis, Pescador, Resplendor, Rio do Prado, Salto da Divisa, Santa Helena de Minas, Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Amparo, Santo Antônio do Jacinto, Teófilo Otoni, Umburatiba e Virgem da Lapa. 

Diante das ocorrências, um sistema de comando de operações foi instalado na região pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) com o intuito de coordenar e auxiliar os municípios atingidos. “A Defesa Civil Estadual está atuando em diversas frentes, com a equipe da 15ª Regional de Defesa Civil e três equipes oriundas da Coordenadoria em Belo Horizonte que foram enviadas para atuar nas localidades. Um caminhão com ajuda humanitária será enviado às cidades com cestas básicas, kits de higiene e kit limpeza para fortalecer o atendimento aos atingidos pelas enchentes”, informou o Governo de Minas.  

Visita às cidades 

Na manhã desta sexta-feira, o governador Romeu Zema vai visitar áreas atingidas. Ele estará em Águas Formosas e Machacalis. 

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais