Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Zoológico de BH comemora 8 anos do gorilinha Sawidi com bolo e festa
Imagem: Suziane Brugnara/PBH/Divulgação

Zoológico de BH comemora 8 anos do gorilinha Sawidi com bolo e festa

Público ainda poderá encontrar com os animais dentro do plantel


Por Déborah Lima

Hoje tem festa no Zoológico de BH! O primogênito dos filhotes de gorila, Sawidi, completa 8 anos nesta sexta-feira (5).

Além de uma dieta especial, a equipe do Zoo fornecerá um bolo específico para primatas, recheado e confeitado com verduras e frutas. Dentre os ingredientes estão banana, maçã e manga, algumas das preferências de Sawidi.

Quem for ao Zoo hoje, além de prestigiar o aniversariante, poderá participar do “Encontro com Sawidi” realizado pelas equipes das gerências de Educação Ambiental e do Jardim Zoológico, de 9h às 11h e de 14h às 16h.

A proposta é apresentar os gorilas do plantel, o Programa de Bem-estar Animal desenvolvido e a importância dos zoológicos na conservação das espécies.

Além disso, chamar a atenção para as principais ameaças enfrentadas pelos gorilas na natureza. Em um determinado momento da atividade, o tratador oferta parte da dieta desses animais na área externa do recinto, possibilitando os animais forragearem, ou seja, procurarem o seu alimento.

Família sob os cuidados do Zoológico de BH

Sawidi é um nome de origem indígena que significa “é querido”, “é amado”, “é desejado”. A escolha do nome de origem indígena foi pelo fato de ser o primeiro filhote de gorilas nascido na América do Sul.

Atualmente, os sete gorilas que estão sob os cuidados da instituição são da planície ocidental (Gorilla gorilla gorilla), uma subespécie que é nativa das florestas da região Centro-Oeste do continente Africano, e que está “Criticamente em perigo” de extinção (IUCN, 2021-3).

O grupo foi formado a partir de 2013 e, além de Sawidi, conta com os filhotes Jahari, Ayo e Anaya, além de três indivíduos adultos, sendo um macho dominante (silverback), Leon, e duas fêmeas, Imbi e Lou Lou. Sawidi e Anaya são filhos da gorila Lou Lou; e Jahari e Ayo, de Imbi.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais