Carregando...

Cultura

Imagem: Reprodução / DCG Records

“Bebê do Nirvana” quer processar banda por capa icônica de ‘Nevermind’

Spencer Elden, que figura a capa do famoso álbum de 1991, deseja ser recompensado por ter sido “vítima de exploração sexual”

Por Lucas Rage

Uma das capas de álbum mais icônicas do Rock’n’Roll voltou à cena nesta quarta-feira (25), por um motivo controverso.

Spencer Elden, que ilustrou a capa do álbum ‘Nevermind‘— do Nirvana — quer processar a banda por exploração sexual.

O motivo: Elden tinha apenas quatro meses de idade quando foi fotografado para a icônica capa, onde aparece nu e submerso em uma piscina, tentando “pescar” uma nota de um dólar. Detalhe: o álbum é de 1991.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o processo aberto na Califórnia cita 15 réus, incluindo integrantes da banda e Courtney Love, viúva de Kurt Cobain. A gravadora DGC Records, que lançou e distribuiu o álbum, também é citada. 

Spencer Elden pede uma indenização polpuda pela famosa imagem: US$ 150 mil (cerca de R$ 787 mil) — de cada uma das partes envolvidas.

Para a defesa do rapaz, houve “exploração infantil comercial” de Elden. Advogados alegam ainda que a capa fez com que elden se assemelhasse a “um trabalhador do sexo”, por aparecer tentando buscar a nota.

No processo, Elden alega produção de pornografia infantil com sua imagem.

Foto recriada (várias vezes)

Essa não foi a única vez em que Spencer Elden mergulhou na piscina para celebrar 'Nevermind'. Em 2001 — aos 10 anos — ele replicou a pose para a Revista Rolling Stone Americana. Em 2008, aos 17, Elden repetiu foto, desta vez para a MTV norte-americana. A última homenagem ao disco aconteceu em 2016, desta vez para o jorna The New York Post. A imagem celebrava os 25 anos do álbum. Em todas as réplicas, Elden vestia um calção de banho.

Nevermind

Lançado em 24 de setembro de 1991 e prestes a completar 30 anos, 'Nevermind' é o segundo álbum de estúdio do Nirvana — e considerado um dos maiores hinos do Grunge. Considerado o melhor disco da banda, 'Nevermind' conta com petardos como 'Smells Like Teen Spirit', 'Polly' e 'In Bloom'. Ele ainda mantém o posto de 12º álbum de Rock mais vendido nos Estados Unidos, segundo a Nielsen.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais