Belo Horizonte foi reconhecida como Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica 2025 durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), que ocorreu na última semana, em Madrid, na Espanha.
O título para a capital mineira foi concedido pela Academia Ibero-Americana de Gastronomia, que abrange 17 entidades gastronômicas de diversos países, em reconhecimento às ações do poder público com objetivo de consolidar a gastronomia de BH como uma referência internacional.
O diploma foi entregue à Belotur pelo presidente da Academia Ibero-Americana de Gastronomia, Rafael Ansón Oliart, durante evento com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, no estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. O título é válido por um ano.
“Receber esse reconhecimento promove Belo Horizonte no cenário global, mas também favorece nosso turismo gastronômico, criando uma série de oportunidades para aproximar os visitantes das ricas culturas e sabores marcantes que nossa cidade tem a oferecer. Esse diploma celebra uma história marcada pelo equilíbrio entre tradição e inovação", afirmou Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
Segundo a executiva, Belo Horizonte é reconhecida por seus 30 anos de Política de Segurança Alimentar e Nutricional, e carrega em suas cozinhas o talento de gerações de chefs que preservam e reinventam os sabores da culinária mineira. "Essa designação como Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica 2025 fortalece nossa cidade como um destino irresistível para quem deseja experimentar o melhor da gastronomia local e realça sua posição de destaque no panorama global do turismo”, destacou.