Cultura

  1. Notícias
  2. Cultura
  3. Mostra de Cinema de Tiradentes volta a ser presencial e vai até domingo
Imagem: Leo Lara/ Universo Produção

Mostra de Cinema de Tiradentes volta a ser presencial e vai até domingo

Pela primeira vez em dois anos, o maior evento de cinema do Brasil passa a ser presencial e foca na comédia como presente para o público que vai acompanhar a programação na histórica Tiradentes


Por Marcello Oliveira

A Mostra de Cinema de Tiradentes reencontra o público da cidade histórica e de toda a região na primeira ação presencial em dois anos, já que as edições da mostra de 2021 e 2022, que tradicionalmente ocorrem em janeiro, ocorreram apenas no formato online. A abertura do festival aconteceu na noite da última quarta-feira (27) e o encerramento será no domingo (01). A organização preparou uma programação intensa e gratuita de filmes e outras atrações artísticas ao ar livre – o Cine Copasa na Praça, a Praça da Turma do Pipoca, a Praça de Convivência, a Rádio CBMM e espetáculos de teatro e dança para todas as idades. As bodas de prata da Mostra vão ser celebradas com a população da cidade que a acolhe há 25 anos.

 Comédia

 Após momentos tão difíceis que o mundo todo viveu, a ação presencial da 25ª edição da Mostra concentra a programação na comédia como uma ferramenta para entreter o público. Na abertura, os presentes assistiram a comédia “A Sogra Perfeita”, dirigida por Cris D’Amato e protagonizada pela carismática atriz Cacau Protásio. Ela representa Neide, uma mulher recém-separada que sonha em desfrutar da vida de solteira e, para conseguir isso, planeja treinar uma esposa ideal para afastar o seu filho mais apegado, Fábio Júnior (Luís Navarro).

“Representar o personagem Fábio Júnior foi uma experiência muito positiva na minha carreira, consegui mostrar versatilidade de interpretação também na comédia, além do drama. Contracenar com a Cacau e com todo o elenco foi muito divertido e fácil. Todos são muito generosos e talentosos”, afirma o ator Luís Navarro. Ao fim da sessão, ele participou de uma conversa com o público mediada pelo curador Francis Vogner dos Reis.

Para todas as famílias.

Durante cinco dias, a 25ª. Mostra Tiradentes vai apresentar 17 filmes brasileiros - 5 longas e 12 curtas-metragens divididos em 8 sessões – sempre na Praça. Duas sessões - a Mostrinha - serão direcionadas ao público infanto-juvenil, com a presença dos personagens da Turma do Pipoca.

A programação reúne ainda espetáculos cênicos que vão movimentar a região da Praça, como a palhaçaria de "Showzaças", do grupo Minha Companhia; a intervenção urbana “Parquear Bando”, realizada pela Dança Multiplex; a peça de rua “Aquarela, um show cênico do grupo Maria Cutia”; o espetáculo "Cantoria de ser criança", de Rubinho do Vale; de 28 de abril a 1º de maio, sempre às 11h, 15h e 17h. E, no encerramento, no domingo, às 21h30, o grupo Teatro Público mistura-se à população da cidade em outra intervenção artística, “Naquele Bairro Encantado – Episódio II: Ensaio para uma serenata”, saindo do Cine-Praça.

Para completar a experiência presencial, o público vai encontrar no Largo das Fôrras a exposição “Mostra Tiradentes 25 anos”, que conta a história do evento em painéis fotográficos, e a Rádio CBMM, com uma programação interativa na quinta e sexta-feira, das 11h às 18h, e no sábado e domingo, das 10h às 18h, com a participação especial do apresentador Elias Santos nos dois últimos dias.


Colunistas

Carregando...


Saiba mais