O Palácio da Liberdade vai oferecer nesta quinta (24) e na sexta-feira, visitação extra para o público. A iniciativa é direcionada a pequenos grupos, respeitando todas as normas de segurança sanitária.
Usualmente, as visitações acontecem aos sábados e domingos, por meio de parceria entre o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e a APPA - Arte e Cultura. A entrada é gratuita, aberta a todos, e ocorre em duas modalidades: visitação interna (que também inclui o acesso aos jardins) e visitação externa, que permite acesso apenas aos jardins.
O Palácio da Liberdade é a sede histórica do Governo do Estado de Minas Gerais. Inaugurado em 1898 e denominado originalmente como Palácio Presidencial, o edifício é o principal elemento articulador do Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade e um grande atrativo do Circuito Liberdade. Em 2018, suas portas foram reabertas para que o público tenha a oportunidade de conhecer essa importante referência cultural, política e arquitetônica de Minas.
O Palácio da Liberdade foi a sede funcional do governo de Minas até 2018, mas desde 2010 ele vinha dividindo com o Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa a função de local do trabalho do governador, mas em 2019, o atual governador, Romeu Zema (Novo) optou em concentrar os despachos no Tiradentes, deixando o Palácio da Liberdade preservado para o turismo no circuito Liberdade.