Carregando...

Cultura

Imagem: @RicardoLaf

TV Itacolomi: História da TV em MG

Museu da Imagem e do Som de BH apresenta exposição sobre a trajetória da primeira emissora de televisão do Estado

Por Fernanda Ribeiro e Raphaela Faria

O programa RádioCast de hoje falou sobre história. Mais especificamente sobre a história da TV mineira com Soraia Nogueira, que atua na área de Preservação Audiovisual no Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, para saber algumas curiosidades da TV Itacolomi, fundada em novembro de 1955 por Assis Chateaubriand , afiliada da Tupi, marcou história na capital mineira, deixando, no imaginário de quem viveu a época, memórias marcantes, sempre retomadas com nostalgia.

O Museu da Imagem e do Som (MIS BH) apresenta a exposição “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas”. Uma mostra sobre a trajetória da primeira emissora de televisão do Estado, reunindo fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais, em que são retratados o contexto histórico, artístico e de comunicação da TV. De forma interativa, a exposição traz em cada ambiente do casarão do MIS BH uma linha de produção da TV. A visita presencial ocorre por meio de agendamento aqui.


Em termos tecnológicos, foi considerada à época uma das emissoras mais modernas da América Latina. Sua cobertura jornalística inovou na maneira de tratar diversos assuntos, da política à cultura, do esporte ao entretenimento, e ainda por criar formatos inovadores, a exemplo da revista eletrônica, realizada por meio do programa “A Noite na Guanabara”. Foi também responsável pelas primeiras transmissões ao vivo de jogos de futebol em Minas Gerais e por introduzir programação no horário da manhã, as demais transmissões no Brasil começavam a operar no período da tarde.

O acervo do MIS BH tem centenas de fotografias que remontam à história da TV Itacolomi, com cenas de seus bastidores, estúdios, gravações de programas, artistas, técnicos, equipamentos e eventos da emissora. Além disso, o Museu possui 22 entrevistas com apresentadores, técnicos, diretores e atores da extinta TV, gravadas dentro do projeto de História Oral “40 anos da TV Itacolomi”, em 1995. Este projeto deixou como legado um amplo material de pesquisa sobre a TV, além da compilação de clippings, vinhetas e souvenirs com a marca da Itacolomi. Contribui para enriquecer este cenário a disponibilidade de equipamentos de produção televisiva contemporâneos ao período de atuação da TV Itacolomi em Belo Horizonte, pertencentes ao MIS BH, que enriquecem a exposição ajudando a contar como se dava o processo de realização audiovisual na TV durante aquele período.

Confira a participação completa abaixo:


Os museus públicos municipais estão atendendo a todos os protocolos de prevenção ao contágio pela Covid-19, incluindo o agendamento prévio, com a retirada de ingressos, gratuitamente, pelo portal da Prefeitura (pbh.gov.br/reaberturamuseus).

Horário de visitação: quarta-feira a sábado, das 11h às 18h 

Endereço: Av. Álvares Cabral, 560 – Lourdes

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais