Economia

  1. Notícias
  2. Economia
  3. BC cria novo site para ‘dinheiro esquecido’ em contas
Imagem: Marcello Casal /Agência Brasil

BC cria novo site para ‘dinheiro esquecido’ em contas

Por causa de problemas com o antigo site em janeiro, um novo foi criado, mas só realizará consultas a partir de 14 de fevereiro


Por Estadão conteúdo

O Banco Central (BC) anunciou na segunda-feira (07), que criou um site exclusivamente dedicado ao Sistema Valores a Receber (SVR), canal em que é possível conferir o "dinheiro esquecido" nos bancos. No dia 24 de janeiro, no seu lançamento, o serviço recebeu um volume muito alto de acessos tirando a página do ar por dois dias. O endereço da nova página é o valoresareceber.bcb.gov.br.

Com os problemas gerados pela alta demanda de consultas, o BC suspendeu temporariamente o SVR, e as consultas só serão retomadas em 14 de fevereiro. O BC calcula que haja R$ 3,9 bilhões "esquecidos".

Segundo a autarquia, todo relacionamento do usuário com o serviço será feito pela nova página, e não será possível acessar o sistema pelo site principal do órgão.

O novo serviço permite que a população confira se tem dinheiro "esquecido" em contas encerradas com saldo disponível ou em função de tarifas cobradas indevidamente em operações de crédito, por exemplo. A consulta aos valores esquecidos será feita em duas fases. Segundo o BC, no momento da consulta no site do SVR, o usuário saberá se tem valor a receber. Depois, terá a informação do valor e, por fim, a data para solicitar sua transferência, a partir do dia 7 de março.

O BC recomendou que o usuário volte ao site do serviço na data informada. "Caso não compareça nessa data, o cidadão terá de fazer uma nova consulta para receber uma nova data para pedir o resgate."

A autarquia informou que não há problema se o usuário perder a data. Conforme o BC, ele poderá voltar ao site "a qualquer momento e receber uma nova data de agendamento".

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais