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Imagem: Leo Fontes / Rede 98

Black Friday: eletrodomésticos e vestuário lideram lista de compras em BH

Consumidores esperam desconto médio de, ao menos, 41%. Data deve injetar R$ 2,11 bilhões na economia da capital


Por Lucas Rage

Eletrodomésticos e roupas lideram a lista de favoritos dos belorizontinos, na edição deste ano da Black Friday.

Dado integra pesquisa de intenção de compras realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Segundo o levantamento, 45,1% dos consumidores pretendem comprar eletrodomésticos na data, enquanto 30,1% pretendem comprar artigos de vestuário.

A lista também inclui cosméticos e perfumes (20,4%), calçados (16,8%) e smartphones (15,1%).

Segundo a pesquisa, o tíquete médio deve ficar em R$ 286,99 este ano. A pesquisa da CDL/BH foi realizada entre os dias 6 e 21 de outubro, com 300 consumidores da capital mineira.

“Tradicionalmente o cliente espera pela Black Friday para adquirir um produto de maior valor agregado. Como passamos por um momento de recuperação da economia, ainda que de forma discreta, esse tíquete médio irá impactar positivamente no caixa do lojista”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Local das compras

Os que irão realizar as compras em lojas de rua ou de shoppings são 67,3%. Já as redes sociais devem ser a opção de 20,4% dos consumidores. As compras por sites representam 75,2%. É importante ressaltar que o mesmo consumidor pode realizar compras em dois canais distintos, como loja física e e-commerce. 

Crescimento das vendas em novembro

A expectativa da CDL/BH é que as vendas da Black Friday injetem na economia da capital mineira, no mês de novembro, um montante de R$ 2,11 bilhões, totalizando crescimento de 2,46% em relação ao mesmo período do ano anterior. “O crescimento da expectativa de vendas é um reflexo da retomada da economia que, felizmente, já vem ensaiando um aumento ao longo dos últimos meses. Além de fatores como avanço da vacinação, teremos também o pagamento antecipado do 13º salário do funcionalismo público municipal e do pagamento em dia do estadual. Isso significa mais de R$ 1 bilhão injetado na economia”, afirma Souza e Silva.

Pesquisa com lojistas

De acordo com pesquisa da CDL/BH realizada com 298 comerciantes da capital mineira, entre os dias 18 e 25 de outubro, 71,1% dos entrevistados que já aderiram à ação, 68,2% acreditam que a Black Friday deste ano será melhor que a última. Para isso, os lojistas estão investindo em descontos atrativos (69,3%), divulgação dos produtos (58,5%), promoções (47,2%), facilidade de pagamento (25,5%) e redes sociais (8,5%).

A pesquisa revelou ainda que os comerciantes vão utilizar as mídias sociais como ferramenta de divulgação. Dentre todas as mídias disponíveis, o Instagram será usado por 92% dos lojistas. Facebook será a plataforma de 34,9%. Propaganda na televisão representa 6,6%, WhatsApp (3,8%) e distribuição de panfletos (5,7%).

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