Economia

  1. Notícias
  2. Economia
  3. Carrefour pede desculpas aos brasileiros e fornecedor de carne encerra boicote
Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil

Carrefour pede desculpas aos brasileiros e fornecedor de carne encerra boicote

Frigoríficos retomam as entregas de carnes ao grupo


Por Agência Brasil

O Carrefour pediu desculpas aos produtores de carnes brasileiros nesta terça-feira (26/11), depois que o diretor-presidente da companhia, Alexandre Bompard, afirmou que a carne produzida no Brasil não respeita as normas da França, país de origem do grupo.

Bompard se retratou por meio de uma carta enviada ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que questionou o posicionamento do grupo. "Sabemos que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor. Se a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de nossa parceria com a agricultura brasileira e como uma crítica a ela, pedimos desculpas”, disse.

Após a retratação, o frigorífico Masterboi, que fornece entre 400 e 450 toneladas de carne por mês para os estabelecimentos do Carrefour, autorizou a retomada das entregas. Em comunicado enviado aos acionistas, o Carrefour Brasil informou que as entregas foram retomadas.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) comentou o pedido de desculpas por meio de nota, e exaltou a qualidade da carne brasileira. “O Mapa enaltece o trabalho desempenhado pelo setor, a gestão ativa das associações e seus associados na defesa de uma produção de excelência que chega às mesas de consumidores em mais de 160 países do mundo”, destacou.

A crise começou quando presidente do Carrefour divulgou em uma rede social, a carta que encaminhou aos produtores franceses, prometendo não usar mais carne dos países do Mercosul nos mercados da França. A mensagem foi mal recebida pelos produtores brasileiros, que iniciaram um movimento de boicote no fornecimento de carne para os mercados do Carrefour no Brasil.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais