Carregando...

Economia

Imagem: Léo Fontes / 98 Live

Comércio tem alta de quase 5% nas vendas, no 1º semestre

Dado integra pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH)

Por Lucas Rage

O setor varejista da capital fechou o primeiro semestre de 2021 com alta de quase 5% nas vendas.

Pesquisa divulgada hoje pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), aponta alta de 4,63% na arrecadação do comércio, ante 2020.

Os setores que apresentaram melhores resultados são vestuário e calçados (12,66%), artigos diversos (9,12%), drogaria e cosméticos (8,69%), materiais elétricos  e de construção (8,26%).

Já os segmentos de papelaria e livrarias recuaram 7,53% e os de eletrodomésticos e móveis, caíram 6,21%.

Para o presidente da CDL/BH, Marcelo Souza e Silva, a alta é vista com otimismo, mas são necessárias reformas para melhoria do varejo no pós-pandemia. 

“A pandemia vem sendo um grande desafio para o varejo, que precisou se reinventar, se inserir de vez no digital e buscar formas de otimização da sua gestão para manter suas atividades funcionando. Desde o mês de abril, a ampliação da vacinação e a reabertura das atividades possibilitaram um aquecimento da economia. A retomada do varejo foi iniciada, mas, o ambiente econômico do país como um todo precisa de mais segurança, reformas estruturais, sem incertezas fiscais e políticas. Só assim será possível alavancar o investimento produtivo e, de fato, ter um crescimento sustentável”, afirma.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais