Carregando...

Economia

Imagem: Divulgação

Do Abismo à Liberdade: um jogo de 5 fases

Como aprender a jogar o jogo da Vida, perdendo!

Notícias

Samuel Barbi

Especialista em economia, entra ao ar às segundas-feiras com a coluna MundoZFundos, no RádioCast 98


O jogo da vida financeira não é muito diferente de um game. Você aprende a jogar perdendo. Daí tenta novamente e vai ganhando experiência. A cada fase, fica ainda mais difícil e é necessário mais esforço para vencer. Mas você não desiste, porque tem um claro objetivo em mente: zerar o jogo! A verdade é que muita gente ainda não saiu nem da primeira fase desse game. Compreender as fases e os passos para superá-las é importante para evoluir.

·        FASE 1: Abismo: Você está endividado. Tem que pagar muitos juros, uma vez que o dinheiro está trabalhando contra você.

COMO PASSAR DA FASE 1?

É necessário sacrifício, não tem outra saída. Deve trocar dívidas caras (juros altos) por dívidas mais baratas, evitando principalmente agiotas e cartão de crédito (juros atualmente de 370% a.a.). Uma boa dica é buscar taxas de juros com garantias, que são mais baratas e podem contar com prazos mais longos para o pagamento (carro / casa / empréstimo consignado – cerca de 12% a.a.). Busque diminuir custos e ganhar mais fazendo bicos, trabalhos ou horas extras.

·        FASE 2: Zero-a-Zero: O que ganha paga as contas e nada mais.

COMO PASSAR DA FASE 2?

Deve-se entender que não se investe o que sobra, mas deve-se gastar o que sobra depois de investir. Pague-se em primeiro lugar. Suas despesas essenciais devem passar a representar no máximo 55% a 60% do seu salário.

·        FASE 3: Poupança: Você guarda dinheiro todos os meses, mas ainda não entendeu bem o mundo dos investimentos. Em geral suas aplicações perdem para a inflação (poupança ou CDBs de grandes bancos), o que faz seu dinheiro valer menos no futuro.

COMO PASSAR DA FASE 3?

Você deve montar uma reserva de emergência que seja no mínimo igual ao seu custo mensal de 6 meses e, se for autônomo, recomenda-se até 12 meses. É relevante aprender a assumir alguns riscos para melhorar sua rentabilidade, como deixar a poupança e começar a aplicar em outros tipos de renda fixa (CDBs / Tesouro Direto / LCAs / LCIs / LCs).

·        FASE 4: Investimento: Reserva de emergência montada, agora é hora de ir além. A renda fixa já é muito limitada para você, há opções mais adequadas e rentabilidades melhores. Você está em busca de Fundos de Investimentos, FIIs, Ações, Criptomoedas, Opções, Derivativos, etc.

COMO PASSAR DA FASE 4?

Fugir da confortável da renda fixa e assumir riscos dá um frio na barriga. É importante aprofundar os estudos sobre investimentos ou buscar assessoria financeira. Continue investindo todos os meses com consistência e persistência. Nessa fase já é possível desfrutar de uma melhor qualidade de vida, de maneira sustentável ao longo do tempo.

·        FASE 5: Liberdade: Sua renda passiva gera mais recursos que seu salário. Você trabalha se quiser, com o que quiser. Essa fase é muito melhor que aposentadoria e pode chegar bem antes dos 62/65 anos necessários para o INSS. Com o jogo zerado, agora é buscar novos desafios nos “bônus rounds” que o jogo da vida financeira apresenta e... só se você quiser, afinal, você ficou totalmente livre para poder decidir.

Fale com o RadioCast/MundoZfundos: O que você faz para zerar esse jogo?  

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais