O fim de ano traz consigo a ansiedade do trabalhador para o pagamento do 13º salário. O valor deve ser pago pelas empresas em duas parcelas: a primeira até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.
A economista da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Ana Paula Bastos, falou sobre como os belo-horizontinos devem gastar esse dinheiro tão esperado. Segundo ela, a primeira parcela deve ser utilizada pela maioria dos trabalhadores para o pagamento de dívidas.
“Para chegar ao final do ano livre de dívidas e sem o peso na consciência, as pessoas utilizam a primeira parcela para amortizar as dívidas do cartão de crédito, para voltar a consumir principalmente a prazo da Black Friday e do Natal”, explica a especialista.
Ana Paula também alerta para a importância de ter prudência: “O consumidor vai aproveitar o 13º para comprar, mas a dica que a gente dá não é deixar de consumir, mas consumir de forma consciente, porque no início do ano temos impostos e matrículas escolares”, relembra.