Economia

  1. Notícias
  2. Economia
  3. Exportação de minério alcança 389 milhões de toneladas e deve continuar elevada em 2025
Imagem: Ministério de Minas e Energia

Exportação de minério alcança 389 milhões de toneladas e deve continuar elevada em 2025

China se mantém como maior mercado consumidor de minério do Brasil


Por Marcelle Fernandes

As projeções para a exportação de mineiro de ferro do Brasil em 2025 continuam indicando aumento, com expectativa de retomada do nível pré-Brumadinho. O país é um dos maiores produtores mundiais de mineiro.

Em 2024, o país teve um aumento de 2,9% em comparação ao ano anterior, e exportou 389 milhões de toneladas de minério.

A China, maior mercado consumidor de minério do Brasil, se confirmou como o principal destino de exportação, com 67%, distante do segundo maior comprador, a Malásia, que representou 5,4%.

Projeções para 2025

Os resultados de 2024 começam a ter reflexo nas estimativas para este ano. Na última terça-feira (14/01), os preços futuros do minério subiram na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE), da China, ajudados pela redução dos embarques dos principais produtores e por exportações robustas de aço do país.

O contratos mais negociado encerrou o dia com alta de 2,22%, a US$ 106,81 a tonelada, atingindo o patamar mais alto desde 3 de janeiro.

Os embarques de minério do Brasil caíram 9% em relação à primeira semana de janeiro, segundo dados da consultoria Mysteel. Também impactaram nas perspectivas mais animadoras para a demanda, o principal ingrediente de fabricação de aço, confirmando que as exportações de aço também tendem a permanecer robustas.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais